Fitas de LED no guarda roupas

Materiais necessários:

  • Fitas de LED - no caso, usei a 3528 IP20 - Especificações:
    •  Potência: 4,8W (metro);
    • Tensão: 12Vdc;
    • Consumo: 0,4A (metro) ;
  • Fios;
  • Ferro de solda / estanho;
  • Microswitch - Eu não encontrei um datasheet, mas seguem as especificações: 
    • Modelo: CQC KW11-7;
    • Tensão máx.: 250V AC; 
    • Corrente máx.: 16A;
    • Dimensões (CxLxE): 27,8x15,8x9,6mm;
  • Cola super bonder;
  • Fonte de 12v;
  • Furadeira e broca para madeira; 
  • Fita adesiva, tipo durex;

Instruções:


  1. Calculo de potência - como eu precisei colocar as fitas de led em 4 partes do guarda roupa, cada uma delas com duas portas de abrir em 90 graus, e medindo 70cm de largura. O tamanho total da fita que utilizei foi 0,7 * 4 = 2,8m; Potência total = 2,8 metros * 4,8 watts/metro = 13,44 watts; Consumo total = 0,4A/metro * 2,8 metros = 1,12A; Calculando uma margem de segurança  de 25%, a potência total desejada seria de 1,4A, mas eu só encontrei uma fonte de 2A, então usei essa mesmo;

  2. Desenho da solução: Eu precisei utilizar microswitches - justifico, eu precisava de um mecanismo de acionamento que fosse normalmente fechado, isso é quando não se pressiona o botão o circuito está fechado, ao se pressionar o botão o circuito abre. Isso porque a porta do guarda roupa estará na maior parte do tempo fechada e pressionando o microswitch; Precisei utilizar dois porque cada parte do meu guarda roupas possui duas portas e eu gostaria que a luz se acendesse toda vez que qualquer uma, ou as duas portas estivessem abertas (porta lógica OU, OR). O circuito foi o desenhado abaixo;
    Esquema do circuito básico - replicado 4 vezes;


  3. Testes: Depois de desenhar a solução, eu montei um circuito na minha bancada sem me importar com o guarda roupas e as distâncias, cortei uma fita de LED de 70cm e fiz as ligações como no esquema acima; Deu tudo certo e eu percebi a melhor forma de fazer a montagem no guarda roupas;
  4. Confecção de cada parte do circuito - antes de montar no guarda roupas eu montei cada uma das quatro partes na bancada, testando uma por uma; Tive somente uma surpresa, um dos microswitches que eu havia comprado não estava funcionando;
  5. Furação - depois de montar cada circuito, eu fiz os furos no guarda roupas e passei os fios de alimentação;
  6. Montagem - colei cada um dos microswitches com super bonder diretamente na madeira, tomando o devido cuidado para manter o alinhamento com a porta de forma que ao abrir a porta o switch mudaria de estado e ao fechar também;
    Microswitches colados na parte debaixo da madeira do maleiro na parte superior do guarda roupas;

  7. Finalização - liguei os fios de alimentação, com o devido cuidado respeitando a polaridade e liguei na fonte;
  8. Acabamento - Utilizei o durex para esconder os fios na medida do possível e manter a organização;
    Resultado

Postagens mais visitadas